Clique nas imagens para ampliar
O Termostato haste rígida é um aparelho que auxilia no controle de variações da temperatura de um determinado equipamento ou sistema. Por meio da expansão de fluído de dilatação, os valores de temperatura permanecem em limites preestabelecidos.
As aplicações do Termostato haste rígida podem ser as mais variadas dentro de muitos segmentos industriais, como farmacêuticas, laboratórios químicos, refinarias, setores alimentícios, entre outras. Os equipamentos mais acompanhados são:
- Fornos a gás, fornos elétricos, chapas;
- Aquecedores elétricos, aquecedores de água, aquecedores solares caldeiras;
- Estufas, balcões térmicos, tubulações;
- Geradores, máquinas industriais diversas;
- Entre outras, dentro do limite de 300°C.
INFORMAÇÕES GERAIS DO TERMOSTATO HASTE RÍGIDA
- O contato elétrico do sistema opera normalmente fechado (NF) ou fecha ao atingir a temperatura pré-estabelecida (NA/NF);
- Escalas: 0/40ºc, 0/60ºc, 0/90ºc, 20/120ºc, 50/200ºc e 50/300ºc;
- Amperagem: 30 A;
- Os terminais de ligação do Termostato haste rígida são em latão;
- Os encaixes dos terminais de ligação podem ser em Faston ou com parafuso;
- Parafuso de fixação 5/32 em aço carbono zincado;
- Botão de controle em PVC;
- Material do corpo em baquelite;
- Tampa em aço carbono zincada.
CUIDADOS IMPORTANTES PARA A CONSERVAÇÃO DO TERMOSTATO HASTE RÍGIDA
- O Termostato haste rígida não é um aparelho de segurança, mas sim um auxiliador de controle para o equilíbrio da temperatura de equipamentos e sistemas. Por tal motivo ele tem limitações e exige alguns cuidados.
- Todo modelo de Termostato haste rígida possui uma escala de temperatura na qual está programado para operar, utilizar o aparelho em temperaturas elevadas que não correspondem à amplitude programada, gera riscos de danos ao termostato e acidentes no ambiente.
- Nunca deve-se utilizar o aparelho como chave interruptora e nem soldar os terminais de ligação que devem ser flexíveis.
- O botão de controle não pode ser forçado por riscos de quebra e a haste rígida não pode ser curvada.
- O sensor do Termostato haste rígida não pode encostar na resistência, mas deve ficar próximo a ela e o funcionamento geral fica mais fácil de ser monitorado com um termômetro.
Se observadas todas as questões abordadas sobre o Termostato haste rígida, é possível que o desempenho seja durável, preservando muitos equipamentos e sistemas no controle da temperatura.
Para saber mais sobre Termostato haste rígida
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!